Qual a importância de uma assessoria jurídica empresarial?

businesswoman-and-male-lawyer-or-judge-consult-having-team-meeting-with-client.jpg

Grande parte das pequenas e média empresas ainda não compreendem à importância que a assessoria jurídica preventiva possui. A maioria dos empresários acreditam que contratar esta assessoria para atuar regularmente, é cara e ineficaz, e somente pensam no advogado quando surge um problema.

Esse pensamento do empresário brasileiro é totalmente distorcido, pois além do prejuízo à imagem da empresa, muitas vezes causados por ações trabalhistas (exemplo), ainda há de suportar os gastos repentinos oriundos de uma demanda judicial, inclusive com o pagamento de percentuais altos na contração de advogado.

O empresário precisa compreender o advogado como um “ativo”, não ativo no conceito empresarial contábil, mas sim como um profissional que deve incondicionalmente participar dos decisórios mais importantes da organização, uma vez que toda decisão tem uma implicação jurídica, benéfica ou não.

Quando a empresa conta com assessoria jurídica é bem diferente, o custo é menor, muitas vezes calculado mensalmente, e há um acompanhamento constante das demandas ativas, constando a data provável do término de uma ação, a probabilidade de êxito e a antecipação dos gastos, o que facilita o planejamento do empresário para arcar com eventuais condenações.

Além disso, com a assessoria jurídica, o empresário tem segurança em relação aos negócios praticados, e, ainda, sempre que o empresário tiver dúvidas em como proceder determinado ato, poderá consultar a assessoria que irá lhe emitir um parecer com as ações corretas a serem tomadas. Tudo para garantir que o empresário atue dentro da legalidade, evitando assim, multas administrativas e demandas judiciais.

Em caso de qualquer dúvida venha até o nosso escritório que iremos ajudá-los no que for preciso, ou mensagem no WhatsApp.

Contato

Endereço

Largo do Paissandú, 72
Sala 401 - Centro Histórico
São Paulo - SP
CEP 01034-010

E-mail

bbpa@bbpa.adv.br

Telefone

(11) 3313-0008

Ativo 3
Copyright © 2022 Berbel, Berbel e Pinheiro Advogados. Todos os Direitos Reservados.